Entenda a importância do acompanhamento de metas e veja dicas de como realizar!

imagem de duas mulheres sentadas apontando para a tela de um computador

Apesar de as metas serem amplamente conhecidas nas organizações, é comum que alguns gestores tenham dúvidas na hora de definir as melhores etapas para conquistar os objetivos organizacionais.

Além disso, quando as metas são definidas, muitos esquecem de acompanhá-las para avaliar se ela está levando a empresa onde ela deseja.

Você já teve dúvidas sobre como definir metas e indicadores e qual a importância do acompanhamento das metas para a organização?

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre este assunto. Veja os tópicos que serão abordados:

Quer saber mais? Continue a leitura!

banner frequência de funcionários

O que são metas?

Antes de entender a importância das metas vamos entender o seu significado. A primeira coisa a saber sobre metas é que elas são diferentes de objetivo.

O objetivo é onde a empresa quer chegar, por exemplo, aumentar o faturamento anual em X por cento. Já as metas são as etapas percorridas para atingir esse objetivo.

Ou seja, as metas determinam “o que deve ser realizado” e “quando realizar” para alcançar o objetivo final. Essas etapas ajudam os profissionais a entender o propósito da empresa e se empenharem para atingir o objetivo desejado.

Qual a importância do acompanhamento de metas?

imagem de uma pessoa segurando um dardo no centro de um alvo

Como foi visto, as metas são ferramentas importantes para que a organização consiga atingir determinado resultado. 

Portanto, fazer o acompanhamento das metas é essencial para que a gestão seja mais eficiente e, através desse controle, será possível tomar decisões mais assertivas para o negócio.

Além disso, ter um sistema de metas e acompanhamento de resultados podem trazer outros benefícios para a empresa. Confira algum deles a seguir:

Identificar como está o caminho até o objetivo

O acompanhamento de metas permite que os gestores identifiquem o caminho que deverá ser percorrido até atingir o objetivo desejado. 

Desse modo, é possível saber o que precisa ser feito, onde melhorar e quais competências devem ser desenvolvidas para chegar ao resultado desejado.

Além disso, durante o trajeto, também é possível avaliar novas rotas que podem ser seguidas e atingir os resultados em menos tempo, por exemplo. 

Corrigir a rota de forma rápida

Fazer o acompanhamento das metas é importante para avaliar a eficiência dos processos. Portanto, se em determinada etapa for constatado a ineficiência de algum processo, é possível mudar a rota.

Essa mudança pode parecer um pouco assustadora, porém, através dela, é possível evitar surpresas desagradáveis no final e prejuízos para a empresa.

Aumentar a competitividade da empresa

Outro motivo para acompanhar os indicadores e metas da empresa, é que, através desses dados, é possível identificar os pontos fortes e fracos da organização.

Assim, a empresa pode corrigir e melhorar os pontos fracos, enquanto os pontos fortes devem ser replicados em toda a empresa.

Desse modo, a organização estará pronta para enfrentar as constantes mudanças no mercado e terá vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Desenvolver pessoas pelo caminho

Por último, ao realizar o acompanhamento das metas, os gestores conseguem identificar os pontos de melhoria na sua equipe. 

Desse modo, é possível desenvolver treinamentos para capacitar os profissionais, assim, eles estarão aptos para realizar as metas e ajudar a empresa a alcançar o objetivo.

Gestão x Acompanhamento de metas: são a mesma coisa?

O termo “gestão” vem do latim e significa “ação de administrar”, ou seja, a gestão de metas diz respeito ao ato de administrar os recursos da organização para que as metas sejam batidas e a organização conquiste seu objetivo.

A gestão de metas considera três variáveis: recursos humanos, financeiros e o tempo. Assim, as empresas devem considerar esses fatores na implementação das metas.

Além disso, a gestão possui três etapas, são elas:

Ou seja, só é possível fazer o acompanhamento de metas, se elas forem factíveis, específicas e desafiadoras para a equipe.

Também é necessário a participação de todos os colaboradores nesse processo, assim, será criado o sentimento de pertencimento, além de gerar propósito nos profissionais. 

Nesse sentido, eles estarão mais empenhados em realizar as tarefas e como consequência, os objetivos da empresa serão alcançados.

Portanto, é certo dizer que a gestão e o acompanhamento das tarefas são etapas diferentes no processo de definição das metas.

Enquanto a gestão se responsabiliza pela criação, desenvolvimento e aplicação das metas, a etapa do acompanhamento apenas se certifica de que as metas estão sendo colocadas em prática conforme planejamento.

Como realizar o acompanhamento de metas?

imagem de uma pessoa sentada segurando uma prancheta com gráficos

O primeiro passo para realizar o acompanhamento de metas é defini-las antes com os colaboradores, assim, todos os profissionais sabem exatamente o que deve ser feito para alcançar o objetivo.

Além disso, as metas devem ser definidas com base nos objetivos e valores da empresa e eles também devem fazer sentido para os profissionais e para os setores da organização.

Para isso, é preciso adotar algumas medidas que auxiliam no acompanhamento das metas. Veja quais são!

Defina formas de mensurar as metas

Fazer o acompanhamento de metas não é uma tarefa simples, porém, é possível utilizar algumas metodologias que ajudam nesse processo. Nesse sentido, podemos mencionar a OKR (objectives and key results).

Essa metodologia permite que as organizações planejem os indicadores por meio dos objetivos e resultados-chave, como o próprio nome diz. A sigla é representada da seguinte forma:

  • O (objective) – Objetivos qualitativos que representam onde a empresa deseja chegar;
  • KRs (Key results) – Key results ou resultados-chave, possuem caráter quantitativo, onde são definidos 2 a 5 metas para cada objetivo;

Para entender melhor a metodologia OKR, imagine que o objetivo de uma empresa seja aumentar suas vendas

Assim, a metodologia determina que a empresa monitore o número de vendas realizadas e os resultados-chave necessários para alcançar esse objetivo. Ou seja, quantos clientes é necessário prospectar para aumentar o número de vendas da empresa.

Escolha a ferramenta para realizar o acompanhamento

Acompanhar as metas significa avaliar se os profissionais estão realizando as tarefas como planejado e no prazo. Assim, se houver necessidade, é possível realizar ajustes sem causar prejuízos para a empresa.

Para isso, é importante utilizar ferramentas que auxiliem no acompanhamento de metas. Por exemplo:

  • Planilhas para acompanhamento de metas;
  • Sistemas de controle: Permite acompanhar os progressos em tempo real;
  • Benchmark: estabelecer metas conforme o histórico, ramo e porte da empresa;
  • Gestão à vista: acompanhamento de metas feito visualmente, através de quadros, onde são inseridos os objetivos, indicador, meta, pessoal responsável pela meta, etc;
  • Metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais).

Essas ferramentas vão auxiliar a empresa e os gestores a desenvolverem um acompanhamento de metas mais eficientes e realistas.

Defina periodicidade desse acompanhamento

Para que o objetivo seja alcançado com êxito, os gestores devem acompanhar o desenvolvimento das metas periodicamente, ou seja, não deve esperar chegar no prazo final para ver se tudo está sendo feito conforme o planejamento.

Assim, de tempos em tempos, é necessário avaliar o cumprimento das metas e verificar se os processos estão sendo eficientes, etc. Pois, se houver necessidade, existe tempo hábil para fazer os ajustes necessários.

Por exemplo, se as metas possuem prazo de um ano para serem atingidas, é recomendado acompanhá-las a cada três meses. Se os resultados estiverem satisfatórios, é possível aumentar as metas, caso contrário, é necessário fazer ajustes para alcançar o objetivo.

O período de acompanhamento dependerá da complexidade de cada meta, assim podem ser definidos prazos semanais, mensais, trimestrais ou até um acompanhamento diário por planilhas.

Incentive os funcionários a realizarem o acompanhamento de suas metas

imagem de um homem sentado na frente de um computador e segurando folhas de papel

Para atingir os objetivos propostos a empresa deve contar com a colaboração de todos profissionais, pois, sem eles, a empresa não chegará a lugar nenhum. Desse modo, é imprescindível que os colaboradores participem do desenvolvimento das metas e dos objetivos. 

Além disso, é importante explicar para as equipes a importância das metas e qual o papel de cada um no atingimento dos objetivos. 

Quando os colaboradores conhecem o objetivo e o que deve ser feito para alcançá-los, eles se sentem pertencentes e trabalham para conquistar determinados objetivos.

Outra forma de incentivar os profissionais é através de incentivos, que podem ser: treinamentos, reconhecimentos em forma de prêmio, bonificações a cada meta atingida, etc.

Por último, é importante utilizar recursos tecnológicos que permitam os colaboradores acompanharem o andamento das metas. 

Como, por exemplo, ferramentas que gerem relatórios rápidos e de fácil compreensão, para que a equipe possa acompanhar os dados e avaliar os pontos que devem ser melhorados.

Conclusão

Em resumo, o acompanhamento de metas gera benefícios para a organização e para os colaboradores. Isso porque, através dela, é possível promover maior engajamento dos profissionais e seu comprometimento com as tarefas.

Além disso, o acompanhamento gera uma cultura orientada para resultados, aumentando o foco nos objetivos, além de alinhar as expectativas dos colaboradores com os objetivos organizacionais.
E então, gostou do nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar e acesse o blog da PontoTel para acompanhar mais assuntos como este!

banner conheça o aplicativo pontotel
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima