Saiba o que é Cultura de Aprendizagem, por que aplicar internamente e como o RH pode ajudar a promover na empresa

Uma mulher escolhendo uma pessoa da plateia que levantou a mão

Os negócios de sucesso têm uma coisa em comum: todos colocam a inovação como uma de suas prioridades. Assim, a cultura de aprendizagem surge como uma das práticas que o RH pode implementar para ajudar a desenvolver a empresa e seus colaboradores. 

Isso porque, manter uma equipe interessada em aprender, desenvolver-se e conhecer as atualizações da área é consequência do espírito de inovação, valores essenciais para se destacar em um mercado tão competitivo. 

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é cultura de aprendizagem e como o RH pode ajudar a desenvolver na empresa. 

Conheça abaixo alguns tópicos que serão abordados: 

Ficou interessado? Acompanhe o artigo abaixo para saber mais.

banner novas regras controle de ponto

O que é cultura de aprendizagem?

A cultura de aprendizagem é um conjunto de práticas, posturas e princípios que faz parte da cultura organizacional de uma empresa e tem como objetivo o desenvolvimento dos profissionais da organização.

Ou seja, é uma cultura criada pelos negócios que tem a educação como um de seus principais pilares. O objetivo é garantir que a equipe possua aprendizado contínuo durante sua experiência na empresa.

 Assim, a cultura de aprendizagem fica responsável por fomentar dentro da corporação um espírito de inovação, os dois estão relacionados à aprendizagem organizacional, e acontecem quando os funcionários geram conhecimento no contexto corporativo.

Por que aplicar a cultura de aprendizagem?

Aplicar a cultura de aprendizagem no mundo corporativo é importante, pois incentiva a inovação dentro das empresas e ajuda a equipe a manter-se motivada.

Ela é também essencial para que os funcionários saibam como usar, em sua potencialidade, as tecnologias adotadas para a melhoria de processos da empresa. 

Então, confira abaixo estão outros benefícios que a implementação da Cultura de Aprendizagem gera:

Promoção e aumento do conhecimento

Aplicar a cultura de aprendizagem no seu negócio garante que a promoção do conhecimento sempre será uma pauta importante e um norte para todos os processos de organização da empresa.  

É interessante destacar que a cultura de aprendizagem não se restringe aos treinamentos. Ela abrange todas as promoções de conhecimento, como: 

  • Treinamentos;
  • Cursos;
  • Eventos;
  • Workshops
  • Palestras; 
  • Conversas entre os membros da equipe;
  • E muitos outros formatos de construção do saber.   

Com isso, fica visível o crescimento do conhecimento e da busca dele entre os membros da equipe.  

Maior produtividade em entregas

O aumento do conhecimento significa também maior produtividade nas entregas, porque a aplicação da cultura de aprendizagem influencia o comportamento dos membros. 

Isso pode ser explicado porque funcionários que estão sempre sendo incentivados a aprender têm uma tendência a não se sentirem estagnados, e a aplicarem o conhecimento adquirido no seu trabalho prático. 

O resultado de uma equipe mais motivada e atenta às tendências do mercado é o aumento da produtividade do negócio e entregas melhores.

Aumento da satisfação de colaboradores

Uma pesquisa, feita em 2015 pelo Linkedin, mostrou que a estagnação na carreira e a falta de desafios são as principais razões que levam os profissionais a mudarem de emprego; 45% dos candidatos mudam radicalmente de empresa e carreira por esse motivo. 

Isso mostra que o colaborador anseia por conhecimento e novos desafios. E ao estar inserido numa cultura de aprendizagem, ele nota a importância  que a organização tem com seu desenvolvimento. 

Além disso, o funcionário percebe que está construindo conhecimento e se desenvolvendo por meio das oportunidades oferecidas pela empresa, o que garante uma satisfação muito maior dela com o negócio. 

Assim, o estímulo à educação dentro da empresa afeta positivamente:

  • As relações dos colaboradores entre si;
  • As suas prioridades no trabalho;
  • A maneira como tomam decisões. 

Por isso, colaboradores de empresas com culturas de aprendizagem sentem-se mais satisfeitos, por se sentirem também mais produtivos, adequados às atualizações empresariais e entenderem a importância disso para seu plano de carreira.

Qual a função do RH na cultura de aprendizagem organizacional?

Uma mulher apresentando, para três pessoas, gráficos em uma lousa de papel

O setor de Recursos Humanos busca entender quais são os conteúdos mais importantes e que mais fazem sentido para os profissionais, traça estratégias para que esse conhecimento seja melhor aproveitado e acompanha os efeitos da cultura de aprendizagem na organização. 

Afinal, trazer a aprendizagem contínua para o ambiente de trabalho é uma missão que precisa ser alinhada não só com as necessidades do mercado, mas também com as demandas da equipe. 

Dessa forma, o departamento responsável por gerir o capital humano da empresa fica responsável por fazer esse serviço de pesquisa, concretização e acompanhamento da cultura de aprendizagem na organização da empresa. 

Incentivar o avanço de conhecimento

O Recursos Humanos deve procurar incentivar os colaboradores a avançarem com esses métodos de conhecimento contínuo.

Como? O RH pode fazer isso por meio de algumas iniciativas, por exemplo:

  • Inserindo no escopo das funções de cada colaborador um espaço destinado a geração de conhecimento; 
  • Adicionando à rotina da firma momentos de troca entre a equipe;
  • Acrescentando também na rotina da empresa momentos voltados apenas para educação. 

Acompanhar líderes e gestores

Outra função que o RH tem no desenvolvimento da cultura de aprendizagem na empresa é acompanhar a construção do conhecimento com líderes e gestores.

Essas figuras têm muito a ensinar aos membros com seus anos de experiência. Nesse sentido, os funcionários de Recursos Humanos têm a tarefa de transformá-los em multiplicadores do que aprenderam até o momento presente.

Essa é uma prática que tende a melhorar, inclusive, o relacionamento entre os colaboradores e gestores, uma vez que, torna as relações um pouco mais horizontais e ajuda a diminuir barreiras de comunicação. 

Mas, para além de fazer com que eles passem esse conhecimento, é importante manter as lideranças com mente aberta e vontade de aprender. 

Isso porque é muito comum que pessoas em cargos de poder confiem na experiência e se acomodem, ficando estagnadas. Para a gestão, essa é uma postura arriscada, e pode tornar arcaica a empresa e seus respectivos processos, em relação às atualizações do mercado, já que, no fim, são eles os tomadores de decisões. 

Fornecer feedbacks constantes

O RH também fica responsável por dar feedbacks constantes para que os colaboradores saibam como esse processo de aprendizado contínuo está sendo eficaz para seu plano de carreira.

Até porque, se o colaborador não tiver um retorno do seu desenvolvimento, ele não será capaz de corrigir pontos fracos e aprimorar pontos fortes. 

Oferecer plataformas para aprendizado

E, por fim, oferecer plataformas e meios acessíveis para que os colaboradores possam aprender. Pois, de nada adianta incentivar o conhecimento sem oferecer os caminhos possíveis para o ensino.

Aqui vão alguns exemplos de métodos de ensino que o RH pode oferecer para ajudar a desenvolver a cultura de aprendizagem na empresa:

Entre outras metodologias e plataformas de ensino que ajudem a potencializar a educação corporativa do negócio. 

Lembrando que o RH pode fazer o trabalho de pesquisa e indicação dessas plataformas, mas também cabe a diretoria aprová-las financeiramente para que os colaboradores tenham acesso.

Como o RH pode criar a cultura de aprendizagem interna?

Um homem e uma mulher observando outro homem

O RH tem um papel estratégico no processo de ajudar a desenvolver a cultura de aprendizagem na empresa. 

Confira os motivos abaixo:

Mapear áreas constantemente

O departamento pode mapear constantemente as áreas do mercado que estão em crescimento, e planejar para os colaboradores aulas, cursos e treinamentos voltados para elas. 

Essa prática ajuda a garantir que as propostas de ensino oferecidas serão atualizadas com as tendências do mercado, o que aumenta as chances de aceitação tanto da equipe quanto da direção.  

Engajar colaboradores 

Engajar os colaboradores com os projetos de ensino é uma ótima maneira de criar uma cultura de aprendizagem na corporação. 

É muito importante não tornar o ensino uma obrigação, ninguém gosta de fazer nada obrigado. Então, a grande missão do RH aqui é fazer com que a equipe queira participar desse aprendizado contínuo por conta própria.

O departamento pode fazer isso trazendo metodologias de ensino e conteúdos que estejam alinhados àquilo que a equipe quer aprender. Outra boa opção é utilizar desafios, metas e gamificação para a participação e conclusão desses projetos. 

Essas são algumas estratégias que aumentam as chances da equipe de manter-se engajada do começo ao fim do processo, e melhora a absorção do conhecimento. 

Promover o desenvolvimento constante 

Por último, para que o RH ajude a desenvolver uma cultura de aprendizagem na empresa, é importante que ele promova o desenvolvimento constante. 

Isso pode ser feito, por exemplo, traçando estratégias para que os projetos estejam integrados à rotina da empresa, e não apenas como uma atividade extra para o colaborador fazer após o expediente. 

O importante neste tópico é entender como integrar o ensino às funções do colaborador, para que isso realmente consiga ser um aprendizado contínuo, e não pontual. 

Conclusão

Manter uma equipe engajada, atualizada e motivada não é fácil. Entretanto, a cultura de aprendizagem, que vê o ensino como algo contínuo, pode resolver essa problemática, se for aplicada devidamente nas práticas e valores de uma empresa. 

Além de manter os colaboradores engajados e atualizados, ter o ensino como valor empresarial promove o aumento da produtividade do negócio e melhora o relacionamento da equipe. 

E o Recursos Humanos é um departamento essencial para ajudar a desenvolver a cultura de aprendizagem na empresa, por ser aquele que pode fazer as pesquisas, traçar as estratégias, desenvolver os diálogos necessários e fazer o acompanhamento dos resultados para concretizar essas práticas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog PontoTel e fique por dentro das atualizações do mundo empresarial.

banner nova portaria adote um sistema seguro
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima