Entenda tudo sobre monitoramento de transporte e como fazer de forma efetiva utilizando o controle de ponto!

imagem de um homem segurando uma prancheta

Garantir que a entrega de mercadorias seja feita com sucesso é uma preocupação de diversas empresas. Por isso, o monitoramento de transporte se tornou uma das etapas mais importantes no processo logístico de uma empresa. 

Com o avanço da tecnologia, ficou ainda mais fácil realizar esse monitoramento e ter o controle preciso do percurso de uma encomenda. 

Entender como funciona esse processo e como aplicar da forma mais atualizada é essencial para toda empresa que quer prevenir incidentes e evitar ter conflitos com seus consumidores. Afinal, ninguém gosta de ter problemas na entrega de um produto, seja por atraso, furtos ou avarias. 

Para te ajudar a implementar o monitoramento de transporte em sua empresa, neste artigo você vai entender como funciona e o que você precisa ter para adotar este processo logístico utilizando o controle de ponto. Confira os tópicos que serão abordados:

Boa leitura!

banner frequência de funcionários

O que é monitoramento de transporte?

Monitoramento de transporte é um processo logístico que permite o acompanhamento em tempo real da carga de um veículo e do seu motorista, ela acontece a partir do carregamento até a entrega no destinatário.

Com ele, é possível simultaneamente receber e analisar informações sobre o percurso do veículo e, consequentemente, ser noticiado sobre roubos, avarias, congestionamentos, saída da rota ou outros problemas. 

Além disso, diferente do rastreamento de carga, o monitoramento de transporte é completo pois além do rastreio, também serve para trazer informações sobre comportamento do colaborador e da carga.

Para que serve essa prática? 

A etapa de transporte é uma das mais importantes na logística, portanto, o monitoramento de transporte serve para ter um controle maior desse processo e para garantir que a mercadoria chegue ao destino final com agilidade e segurança.

Durante o percurso de entrega diversas adversidades podem acontecer, como furtos, mau tempo, impedimentos na via, etc, com o monitoramento é possível observar com mais precisão o que está acontecendo e, assim, tomar atitudes de forma imediata.  

Além disso, também serve para garantir o trabalho seguro do colaborador responsável pela entrega, através do controle de jornada. Com o monitoramento do transporte é possível garantir que o motorista realize as pausas necessárias e não trabalhe mais que o permitido por lei.

Como funciona o monitoramento de transporte?

imagem de uma pessoa entregando uma folha para outra pessoa

O monitoramento de transporte funciona com o uso de algumas tecnologias que, juntas, garantem que o percurso seja acompanhado de forma eficaz, confira quais são e a função de cada um deles:

GPS (Sistema de Posicionamento Global)

Permite que a  mercadoria seja acompanhada em tempo real, além de ajudar a obter os melhores percursos até o destino.

Câmeras de segurança

As câmeras ajudam a ter um melhor acompanhamento da viagem e sua filmagem será extremamente útil em casos de acidentes ou furtos e assaltos, ela possibilita entender o que realmente aconteceu.

Software de gestão de ponto  

Um software de gestão de ponto, como o da PontoTel, vai permitir que você tenha controle sobre a jornada de trabalho do colaborador. O sistema é completo e conta com a possibilidade de registrar horas extras, horas noturnas, intervalos e pausas.

Através do celular, os profissionais envolvidos podem registrar o seu ponto, inclusive se estiver sem internet.  

Sistemas de gestão de transporte

São softwares utilizados para planejar rotas, gerenciar as atividades da transportadora, otimizar a carga e realizar diversas outras funções, é uma rede cooperativa entre a equipe e os clientes.

Qual a importância da gestão de transportes?

A gestão de transporte é uma atividade imprescindível para uma empresa que quer se manter competitiva no mercado. Por possibilitar que o processo de envio de cargas seja acompanhado, a taxa de problemas que ocorrem nesse processo diminui.

Além disso, controlar o percurso das mercadorias com softwares modernos, traz economia para toda empresa, já que é possível tomar atitudes mais estratégicas a partir das informações recebidas pelo sistema.

Para exemplificar, imagine que houve um incidente no trajeto da entrega que ocasionou um congestionamento ou bloqueio de um via, com um aplicativo de GPS mais atualizado é possível que o próprio motorista descubra outros caminhos e tome uma atitude rapidamente, economizando combustível e poupando tempo. 

Vamos ver em seguida, com mais detalhes, cada ponto que faz essa atividade logística ser tão importante e benéfica para empresas que fazem transporte de mercadorias. 

Controle de tempo

A gestão ativa da frota, proporcionada pelo monitoramento, possibilita que haja um controle do tempo de forma eficaz. Com ele, é possível saber se o colaborador está percorrendo a rota mais rápida, em quanto tempo ele irá chegar ao destino e se a entrega está atrasada ou não. 

Assim, a central consegue analisar os eventos do percurso e sugerir ao entregador possibilidades para haver uma otimização do tempo de entrega.

Redução de custos

Processos logísticos mais antigos podem demandar mais custos para o orçamento de uma empresa, por essa razão surgiram novas formas de controle de cargas. Aderir a um modelo de controle de transporte moderno diminui significativamente os custos não esperados e furtos que podem causar prejuízos ao negócio. 

Além disso, você sabia que as seguradoras diminuem o valor da apólice para empresas que contam com um sistema de monitoramento de transporte? Esse é mais um dos gastos que seu negócio vai cortar ao adotar o monitoramento logístico. 

Otimização frequente das rotas

Neste ponto você já deve ter percebido como um bom monitoramento é responsável por otimizar o processo logístico da entrega. Ele fornece informações sobre o tempo em uso do transporte e permite a checagem de disponibilidade dos veículos. 

Assim, qualquer problema na rota é percebido prontamente pela equipe de transporte e pode ser solucionado com uma priorização da carga, apresentando, também, novas possibilidades que tornem o percurso de entrega mais rápido. 

Aumento de performance operacional

O monitoramento de transporte traz a tecnologia como aliado principal ao time de transporte de uma empresa, os recursos disponíveis são as ferramentas que esses profissionais precisam para que o trabalho tenha uma performance ainda melhor.

Algumas das ações que o monitoramento de transporte vai possibilitar que a empresa realize com mais facilidade, são: 

  • Percepção sobre oportunidades de melhorias;
  • Diagnóstico de problemas na operação;
  • Constatação da necessidade de ações corretivas;
  • Criação de metas e responsabilidades;
  • Garantia de maior visibilidade do processo.

Visibilidade em tempo real

imagem de um homem em uma oficina olhando para um tablet

A partir dos sistemas de roteirização e rastreamento, que fazem parte do pacote de processos no monitoramento de transporte, é possível acompanhar a remessa em tempo real.

Isso proporciona que a empresa tenha um controle mais realista da situação da mercadoria e traz maior transparência para o remetente, que também pode ficar a par da situação da entrega. 

Como a tecnologia melhora o monitoramento de transportes?

As novas tecnologias no setor de monitoramento chegaram para facilitar o trabalho dos profissionais da área, poupando tempo e otimizando processos. Dentre as novidades, o ponto online vem sendo uma das opções preferidas pelas empresas, por ser prático e por reduzir custos.

O uso de softwares permite que a empresa tenha acesso preciso e completo às informações necessárias sobre o transporte. Alguns deles, como o controle de ponto digital, possibilitaram que o registro de jornada e da localização do colaborador fosse acompanhado através de um sistema.

Controle de ponto digital no monitoramento logístico

imagem de um celular no aplicativo de controle de ponto da pontotel

O controle de ponto digital é um grande aliado dentro do processo de monitoramento logístico, ele facilita o gerenciamento de veículos e funcionários na empresa.

Esse modelo vem sendo adotado cada vez mais desde a regulamentação da Lei do Motorista, que determina a necessidade do controle de jornada do condutor do veículo, assim como suas pausas necessárias, como consta no artigo 2°, alínea b, da lei 13.103/15.

Ele também fornece informações referente a localização e pausas, pois é exibido onde o colaborador registrou o ponto e qual foi o intervalo de tempo dado pelo profissional. 

Conheça as vantagens do PontoTel para o monitoramento de transportes

O sistema da PontoTel pode ser o item que falta para sua empresa ter um monitoramento de transporte eficaz e preciso. 

Com ele, é possível que sua corporação monte com facilidade a escala e jornada de trabalho, tenha acesso a geolocalização e acompanhe as informações em tempo real.

Seu colaborador vai conseguir registrar o ponto dele através do celular mesmo que esteja em um local sem acesso à Internet. 

Além disso, por ser um sistema completo, possibilita o cruzamento de informações de rotas, diminuindo a possibilidade de fraudes durante o expediente de trabalho.

banner cinza próximos passos para conhecer o Pontotel

Conclusão

imagem de um homem segurando uma prancheta ao lado de um caminhão

Em suma, é nítido como realizar o monitoramento de transporte só traz benefícios para sua empresa e para o destinatário final. Controlar os processos de entrega é a melhor forma de evitar custos, otimizar e acelerar o processo de entrega.

A chegada de novas tecnologias e novas Leis fez com que a gestão de diversas empresas se modernizasse para oferecer um serviço melhor para os colaboradores e consumidor final. 

Se você gostou desse conteúdo, confira mais artigos no blog da PontoTel e sinta-se convidado a compartilhar em suas redes sociais, para que outros gestores de frotas possam saber mais sobre esse tema.

banner conheça o aplicativo pontotel
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima