Entenda o que são projetos de RH, veja como elaborar, sua importância e por que investir!

imagem de duas mulheres e dois homens olhando para um computador

O setor de recursos humanos é um dos mais essenciais na operação de uma empresa, afinal, todo negócio é feito por pessoas. Ao longo do tempo, a atuação deste departamento tem se tornado mais estratégica e os projetos de RH passaram a ter uma importância ainda maior para o sucesso da empresa. 

Para conseguir colocar as ideias em prática, além de contar com recursos e investimentos, é necessário fazer um bom planejamento e saber como apresentar para os responsáveis pela aprovação. 

Os projetos de RH podem resolver uma série de problemas internos ou melhorar o clima organizacional, por isso, é primordial que a apresentação deles transmita a importância da implementação. 

Muitas vezes, esse planejamento não pode ser feito com antecedência, porque as tendências do mercado mudam constantemente e ainda são identificadas necessidades de melhorias dentro da própria organização.

Neste artigo, iremos abordar como elaborar um projeto de recursos humanos, qual a importância das ações e os benefícios para a empresa. Você vai ler:

Se você quer ter sucesso na aprovação dos seus projetos de RH, então continue a leitura!

banner como resolvemos problemas no controle de jornada

Para que servem os projetos de RH?

imagem de duas mulheres e um homem sentados mexendo em computadores

Os profissionais de recursos humanos têm um papel cada vez mais primordial nas empresas. As estratégias traçadas pelo setor têm impacto direto na imagem corporativa, no employer branding e no clima organizacional.

Por esse motivo, suas atividades devem ser tratadas com cautela e muita atenção dos gestores. Neste sentido, os projetos de RH têm o objetivo de apresentar aos decisores quais são as necessidades da empresa quando o assunto é gestão de pessoas

Normalmente, estes projetos surgem de algum problema ou oportunidade de melhoria identificados pelo time de RH. A construção dessa apresentação de plano de ação é realizada com o intuito de convencer os gestores sobre a importância de investir em recursos, materiais e capital humano, para colocar as ideias em prática.

Por que projetos de RH são importantes para a empresa?

Não há dúvidas de que o bem mais precioso de uma empresa são as pessoas. Sem os colaboradores, é impossível buscar os resultados planejados e realizar a estratégia de negócio. Sendo assim, os projetos de RH são muito importantes para o sucesso da companhia. 

Elencamos abaixo alguns motivos pelos quais os projetos de melhorias para a empresa devem ser prioridade dos gestores:

Propõem melhorias pensadas para os colaboradores

Os projetos de RH são desenvolvidos pensando em melhores condições de trabalho para os colaboradores, com o intuito de melhorar a satisfação dos profissionais e, consequentemente, a produtividade. 

Essas propostas têm como objetivo principal oferecer mais benefícios aos trabalhadores e podem estar relacionadas ao dia a dia da empresa ou à vida pessoal de cada colaborador, como projetos para qualidade de vida e bem-estar. 

Solidificam a cultura organizacional

Possuir uma cultura organizacional bem estruturada é muito importante para a imagem corporativa de uma empresa. Os projetos de RH também são desenvolvidos para que a missão, a visão e os valores sejam consolidadas e de fato aplicadas no ambiente de trabalho. 

Desta maneira, tanto os colaboradores quanto os clientes passam a enxergar credibilidade na companhia, que possui uma coerência entre o seu discurso e as atividades exercidas. 

Ajudam na retenção e atração de talentos

Oferecer condições melhores de trabalho, benefícios e um plano de carreira consistente são ações que facilitam o processo de recrutamento e seleção de talentos, pois auxiliam na construção do employer branding. Com uma boa reputação, os recrutadores conseguem atrair os melhores talentos do mercado de trabalho.

Além disso, os projetos de RH também beneficiam os colaboradores que já fazem parte do quadro atual de funcionários. Eles se sentem mais valorizados e tendem a se manter na companhia por mais tempo, diminuindo a rotatividade e o índice de turnover.

Melhoram o clima organizacional

Todos os itens anteriores acabam melhorando o clima organizacional da empresa. Esse sentimento do profissional em relação à empresa empregadora depende de uma série de fatores, como condições de trabalho, valorização, remuneração, entre outros. 

Geralmente, os projetos de RH têm um olhar atencioso para esses itens que podem estar impactando na opinião dos colaboradores sobre a empresa. 

Por que é importante dar espaço para projetos de RH?

imagem de um grupo de pessoas conversando em um escritório

Pode acontecer de os diretores de uma empresa preferirem fazer investimentos em projetos mais operacionais, por exemplo, compra de equipamentos novos para produção dos itens comercializados ou sistema para facilitar a rotina dos profissionais de tecnologia da informação. 

Sem dúvidas, essas são ações que merecem a atenção dos gestores, entretanto, também é importante investir nos projetos de RH, pois eles têm ação direta nos resultados financeiros da companhia. Afinal, não adianta possuir as melhores ferramentas se os profissionais que irão utilizá-las não estiverem satisfeitos e motivados. 

Os projetos de RH merecem um espaço nas empresas por dois motivos especialmente:

Gestão de pessoas é um desafio diário

Lidar com pessoas é desafiador. Se enfrentamos dificuldades, atritos e discordâncias na vida pessoal, no ambiente profissional não é diferente. Por mais que os recrutadores busquem trabalhadores que tenham um fit cultural com a empresa, cada um tem sua personalidade. 

Por isso, os projetos de RH são essenciais para que as empresas sigam as tendências do mercado, atendam às expectativas dos colaboradores e ainda se encaixem nas estratégias do negócio. 

Quando uma empresa não faz atualizações na forma como é feita a gestão de pessoas, é comum que a insatisfação entre os trabalhadores aumentem e prejudiquem o clima organizacional.

Projetos de RH ajudam as empresas a atingirem metas e desafios

São as pessoas que fazem o sucesso das empresas. Logo, os projetos de RH têm também o objetivo de auxiliar na conquista dos objetivos do negócio. 

É papel dos profissionais do setor identificar quais pontos precisam de melhorias, especialmente no que diz respeito à motivação e produtividade dos colaboradores, e sugerirem propostas de ações. 

Exemplos de projetos de RH

Espera-se que os projetos de RH estejam sempre alinhados com as metas da companhia e podem estar relacionados a diversos fatores que impactam os colaboradores e o clima organizacional. Abaixo, elencamos alguns exemplos de projetos de melhoria para empresas:

Implantação de sistemas para modernização da empresa

imsgem de uma mulher sentada na frente de um computador falando no celular

Um dos itens que podem receber a atenção de projetos de recursos humanos é a modernização e digitalização da empresa. Com a tecnologia em alta e novidades em sistemas surgindo com frequência, é papel do RH identificar ferramentas que podem otimizar o trabalho dos colaboradores. 

Revisão de benefícios oferecidos

Sem dúvidas, o programa de benefícios é um dos principais atrativos para os trabalhadores. Os projetos de RH podem ter como o foco a revisão das vantagens oferecidas aos colaboradores, a fim de melhorar a atração e a retenção de talentos. 

Esse plano pode ser proposto após a equipe de recursos humanos identificarem uma defasagem de benefícios oferecidos em comparação com o mercado de trabalho ou receberem solicitações dos colaboradores. Seja qual for o motivo, esse é um dos principais itens previstos em projetos de RH.

Projetos de treinamentos e desenvolvimento

Também é papel do RH identificar oportunidades para oferecer treinamentos e programas de desenvolvimento para os colaboradores. Esses projetos podem estar relacionados com a necessidade de melhorar habilidades e competências específicas para cada setor ou para a liderança e autodesenvolvimento, por exemplo.

Implantação de novas práticas organizacionais

Pode ser ainda que os projetos de RH tenham como objetivo implementar novas práticas na organização. É possível que sejam identificadas atitudes que estejam prejudicando os resultados financeiros ou ainda tendências de mercado que podem otimizar a operação da empresa. 

Um exemplo de nova prática é a adoção do home office ou modelo híbrido de trabalho

Como elaborar um projeto de RH?

Agora que você já sabe o que é, vamos explicar como elaborar um projeto de recursos humanos. Depois de ter um problema identificado, chega a hora de produzir a proposta. Confira o passo a passo:

Mapeie a área de RH

Para fazer um projeto de RH, o primeiro passo é entender como está a área de recursos humanos. É bastante provável que seja necessário dispensar uma energia maior para fazer a proposta e o planejamento e, depois, para executá-lo. Por isso, certifique-se de que a equipe terá os recursos suficientes para concluir o projeto. 

Estipule lideranças no projeto

Cada projeto de RH terá um objetivo específico e, para que seja mais assertivo, uma dica é escolher os líderes, que estarão à frente do desenvolvimento e, posteriormente, da execução da proposta. 

Alinhe o projeto com o desenvolvimento da empresa

Todos os projetos de RH precisam ter um objetivo bem claro e, principalmente, devem estar alinhados com os planos de desenvolvimento da empresa. 

Por exemplo, se a empresa tem o objetivo de vender mais e um dos problemas pode ser a falta de motivação da equipe comercial, o projeto pode ter foco em melhorar a satisfação dos colaboradores e, como consequência, aumentar a produtividade

Identifique o custo-benefício do projeto

Todo investimento precisa de uma justificativa, por isso, o projeto de RH precisa apontar o custo-benefício das ações. Se possível, utilize métricas como o ROI (retorno sobre investimento) para defender a ideia. 

Mesmo que não seja possível indicar um retorno financeiro imediato, procure demonstrar os benefícios intangíveis no momento, mas que significam economia a longo prazo, como a sensação de pertencimento e a satisfação dos colaboradores, a possível diminuição da taxa de turnover, entre outros.

Estruture o programa passo a passo

imagem de um grupo de pessoas em um escritório

Para que o projeto tenha mais chances de ser aprovado, é importante que a apresentação contenha toda a estruturação do programa. 

Faça um passo a passo do que precisará ser feito para colocá-lo em prática. Inclua informações como cronograma de implantação, metodologias, custos envolvidos, recursos necessários e resultados esperados. 

Liste os desafios e vantagens do projeto

Todos os projetos apresentam desafios a serem enfrentados. Na hora de começar o desenvolvimento de um projeto, liste cada um dos problemas que deseja resolver e quais podem ser obstáculos enfrentados durante a execução do programa. Também identifique quais serão as vantagens alcançadas se houver sucesso na implementação do projeto de RH.

Colete aliados

Os projetos de RH devem trazer benefícios para toda a empresa, por isso, converse com as lideranças, entenda suas necessidades e faça aliados que apoiem a proposta de ações. Ter a aprovação da diretoria pode ser mais fácil se outros setores estiverem envolvidos e empenhados no projeto.

Faça uma apresentação completa

Certifique-se de que a apresentação da proposta terá todos os detalhes necessários para convencer os gestores da importância do investimento. Lembre-se de apresentar quais são as melhorias que devem ser alcançadas com a implementação do novo programa e apontar os problemas que precisam ser resolvidos. 

Ao longo da defesa dos projetos de RH, sempre aponte os benefícios para os colaboradores, mas também para a estratégia do negócio, afinal, todas as ações da empresa precisam estar alinhadas entre si. 

Conclusão

Em resumo, os projetos de RH são propostas, voltadas para a gestão de pessoas, que têm como objetivo melhorar o clima organizacional, a retenção de talentos, a produtividade e os resultados da empresa. Eles precisam estar alinhados com a estratégia do negócio e os investimentos devem ser justificados pelos benefícios alcançados. 

Um ponto importante é que a equipe de recursos humanos precisa estar atenta não só às necessidades da empresa, mas também às tendências do mercado, para que os projetos mantenham a reputação da companhia no mercado de trabalho. 

Além disso, a apresentação dos projetos de RH deve ser pensada para convencer os decisores de que a implementação do programa é essencial para que a operação e o planejamento estratégico da empresa sejam realizados com sucesso. 

Não se esqueça ainda de apontar o custo-benefício dos investimentos, além de buscar o apoio da liderança para os projetos de RH.
Quer saber mais sobre temas de recursos humanos e gestão de pessoas? Acompanhe o blog da PontoTel e não perca as novidades.

banner frequência de funcionários
Compartilhe em suas redes!
Rolar para cima